![]() |
Acta Diurna |
Onde surgiu o jornal?
O surgimento do jornal é um tanto complexo, pois alguns historiadores atribuem seu surgimento ao Império Romano, mas esta não é uma informação definitiva, pois existem alguns registros do jornal na China Antiga também.
O primeiro periódico, se denomina Acta Diurna, e era uma espécie de diário oficial, estando ligado aos assuntos do Estado Romano, por isso além de publicar notícias do Império Romano, publicava também assuntos de interesse político.
O jornal Acta Diurna, um dos primeiros jornais que se tem notícia, foi criado em 59 a. C.
Ele noticiava a população de todo o Império, abordando acima de tudo as conquistas militares.
A Acta Diurna, consistia numa placa de papel fixada em uma madeira, e era espalhada pela cidade. Suas notícias eram sempre atrasadas, pois eram trazidas a pé ou a cavalo.
O aprimoramento dos jornais:
Com a invenção da prensa por Johannes Gutenberg, ocorre uma ampliação na produção de livros e jornais impressos e no acesso destes ao público em geral.
No final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, os jornais vivem seu auge. No entanto, com o surgimento do rádio, os jornais passam a enfrentar um forte concorrente, sendo necessário a utilização de técnicas de publicidade, como por exemplo, o uso de fotos grandes e impressões coloridas.
Referências:
____________________________________________________
Surgimento do Jornal no Brasil
A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado em território nacional,começa a circular em 10 de setembro de 1808 , impressa em máquinas trazidas da Inglaterra. Órgão oficial do governo português, que se tinha refugiado na colônia americana, evidentemente o jornal só publicava notícias favoráveis ao governo.
Porém, no mesmo ano, pouco antes, o exilado Hipólito José da Costa lançara, de Londres, o Correio Braziliense, o primeiro jornal brasileiro — ainda que fora do Brasil. O primeiro número do Correio Braziliense é de 1 de junho de 18084 , mas só chega ao Rio de Janeiro em outubro, onde tem grande repercussão nas camadas mais esclarecidas, sendo proibido e apreendido pelo governo.4 Até 1820, apenas a Gazeta (e revistas impressas na própria Imprensa Régia) tinham licença para circular.5 Em 1821, com o fim da proibição, surge o Diário do Rio de Janeiro.
Segue a baixo uma tabela com a datação dos primeiros jornais do Brasil:
Segue a baixo uma tabela com a datação dos primeiros jornais do Brasil:
Fonte:
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica, vol. I – História da Imprensa Brasileira, São Paulo: Ática, 1990, 4ª ed.
ARMITAGE, J. – "História do Brasil", in SODRÉ, N. W. – op.cit., pág. 23
CAPELATO, Maria Helena R.. Imprensa e História no Brasil. São Paulo: Contexto/EdUSP, 1988.
___________________________________________
Primeiros Jornais de Passo Fundo
Jornal : Voz da Serra
O Jornal Voz da Serra foi criado em 29 de dezembro de 1915 com o objetivo de defender os ideais do Partido Republicano de Passo Fundo.
Jornal: O Gaúcho
Foi criado em 11/03/1899. Era um jornal Mensageiro do Partido Republicano local. Era semanal - 4 páginas -. Fundador e Redator -Cel. Gervásio Lucas Annes. Sua fase foi de 1899 a 1912.
Jornal: A Época
Seu período foi de 1938 à 1956 seu objetivo era ser um jornal da mocidade em prol das aspirações coletivas.
Jornal: O Nacional
Fundado em 19/06/1925 por Herculano D'Araújo Annes, Gabriel Bastos e seus familiares. O Nacional tem 83 anos e existe até os dias de hoje.
Jornal: O Diário da Manhã