domingo, 9 de novembro de 2014

O primeiro computador do mundo


         O primeiro computador do mundo foi o ENIAC abreviação de Electronic Numerical Integrator and Computer,  foi o primeiro computador de uso geral  eletrônico. Foi um computador digital completo capaz de ser reprogramado para resolver uma ampla gama de problemas de computação. ENIAC foi projetado para calcular tabelas de artilharia de balística do exército dos Estados Unidos no Laboratório de Pesquisa, mas seu primeiro uso foi em cálculos para a bomba de hidrogênio. Quando o ENIAC foi anunciado em 1946, foi anunciado na imprensa como um "gigante do cérebro". Ele vangloriou-se por ter uma velocidades mil vezes mais rápida que as máquinas eletro-mecânica, foi um salto no poder da computação,  nenhuma máquina tinha conseguido isso. Este poder matemático,  juntamente com programação de propósito geral, isso tinha animado muito os cientistas e industrias. Os inventores promoverão a propagação destas novas ideias através do ensino em uma série de palestras sobre arquitetura de computadores.













O design e construção do ENIAC foram financiados pelo Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

O primeiro computador do Brasil

Em 1972, foi construído na USP o “Patinho Feio”, o primeiro computador nacional, seguido, em 1974, do projeto G-10, na USP e na PUC do Rio de Janeiro, incentivado pela Marinha , que necessitava de equipamentos para seu programa de nacionalização de eletrônica de bordo.
   O interesse de vários segmentos da sociedade brasileira, notadamente os militares e os meios científicos, buscando atingir melhor independência tecnológica para a informática brasileira, levou à criação, em 1972, da Capre (Comissão de Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico), com o objetivo de propor uma política governamental de desenvolvimento do setor. Em 1974, foi criada a primeira empresa brasileira de fabricação de computadores, a Cobra (Computadores Brasileiros S.A. ) uma estatal que recebeu a missão de transformar o G-10 em um produto nacional.



 

O computador mais antigo do MHR de Passo Fundo


       Na imagem cima podemos observar um computador da marca Polimax, fabricado em 1974 . Esse computador faz parte do cervo do Museu Histórico Regional de Passo Fundo, e é formado por um módulo principal (incorporando o processador, circuitos, fonte de alimentação, vídeo e duas unidades de acionamento de disco flexível 8 polegadas).Ele foi encaminhado ao museu em 1997 por Dagoberto Luiz Sangaleti.


Fontes: 
A História do Computador. Disponível em: < http://www.din.uem.br/museu/hist_nobrasil.htm> Acesso em: 22 nov. 2014.


http://meiosdecomunicacaoempf.blogspot.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário