domingo, 22 de março de 2015

1893: EXPOSIÇÃO PÚBLICA DO RÁDIO

 O brasileiro Padre Roberto Landell de Moura, com seus aparelhos construídos, constituiu importantes contribuições para a história do rádio. Os aparelhos foram expostos publicamente no ano 1893, possibilitando a telefonia com e sem fio, telegrafia fonética sem fio, onde dois indivíduos se comunicam sem que outros os ouçam, entre outros. O Padre Roberto ficou conhecido, em 1890, por desenvolver a telegrafia sem fio, radiotelefonia, radiodifusão, satélites comunicativos e raios laser. No ano 1900, seu trabalho é reconhecido pelo governo, que lhe outorga a carta patente 3279, reconhecendo seus méritos pioneiros na telecomunicação, fazendo com que o mesmo viesse a viajar para os EUA no ano seguinte. Quatro anos depois, mais três cartas patentes lhe são concedidas, pelo “The Patent Office at Washington”: telégrafo e telefone sem fio e transmissão sonora de ondas.

A história do rádio. Disponível em: < http://musikcity.mus.br/historia_do_radio.html.> Acesso em 16. mar. 2015.
1879: INDÍCIOS DO QUE VIRIA A SER A RADIOTELEFONIA E TELEVISÃO

Tudo indica que após estudos sobre a natureza eletromagnética da luz, o cientista inglês James Clerk Maxwell, teria exposto alguns fenômenos ocasionados pela movimentação e vibração de elétrons.
O físico alemão Heinrich Hertz, em meados do século XIX, mais precisamente o ano 1879, adiantou-se em realizar estudos experimentais práticos, utilizando um mecanismo oscilante ou oscilador, que faz com que a corrente elétrica fique circulando ora num sentido, ora noutro, ocasionando a auto indução: fenômeno que produz eletromagnetismo nele mesmo, no momento em que percorre uma corrente variável.No momento da propagação sonora de uma onda, é a conversão da pressão do ar que faz surgir o som. É preciso mudar as ondas sonoras em ondas eletromagnéticas e depois realizar o processo inverso para que a voz e a música sejam transmitidas. O primeiro exemplo é o caso do microfone e o outro do alto- falante. 
Com as múltiplas experiências realizadas, caminhou-se para a descoberta da radiotelegrafia, radiotelefonia e televisão, que proporcionou a outros físicos (Eduard Branly e Guglielmo Marconi), que em 1896, exibiu o primeiro aparelho transmissor sem fios.


A invenção do rádio. Disponível em:< http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-invencao-da-radio.html> Acesso em 15.mar.2015.
1916: INSTALAÇÃO DA RADIODIFUSÃO

Lee De Forest, em 1916, instalou nos EUA a primeira estação- estúdio de radiodifusão, em Nova Iorque, que possibilitou um primeiro programa de rádio conhecido, sendo apresentadas músicas de câmara, conferências e gravações. É desta época também o radiojornalismo, que foi responsável pela apuração da votação Presidencial dos Norte Americanos.

A história do rádio. Disponível em: < http://musikcity.mus.br/historia_do_radio.html.> Acesso em 16. mar. 2015.
1588: O JORNAL NO REINO UNIDO

Isaac Disraeli, escritor britânico, narra que os italianos de Veneza inovaram o jornal, no século XVI. Inclusive os jornalistas do período eram considerados como “menanti,” que deriva do latim e quer dizer ameaçadores. O jornal, mensal, equivalia a uma “gazeta,” moeda barata do local.
O escritor conta que, no Reino Unido, o aparecimento do primeiro jornal deu-se na época em que o país estava sob a ameaça da Armada da Espanha, em 1588. O jornal chamava-se Mercúrio Inglês. Assim como em Veneza, o jornal foi obra do governo. O assunto principal era opor os ingleses e espanhóis. O jornal criava falsas notícias para opô-los ainda mais como a intenção da Espanha de assassinar a rainha. O jornal inglês era chamado de news-book, sucessivamente chamou- se newspaper.

Os franceses discordavam da ideia da criação dos jornais pelos italianos. Para eles, foi o médico parisiense Théophraste Renaudot que, em 1632, teria criado o jornal para entreter seus pacientes. Logo após, o jornal ficou livre para o público em geral. 


Como surgiram os jornais. Disponível em: <http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-surgiram-os-jornais/>. Acesso em 16.mar.2015.