domingo, 22 de março de 2015

1588: O JORNAL NO REINO UNIDO

Isaac Disraeli, escritor britânico, narra que os italianos de Veneza inovaram o jornal, no século XVI. Inclusive os jornalistas do período eram considerados como “menanti,” que deriva do latim e quer dizer ameaçadores. O jornal, mensal, equivalia a uma “gazeta,” moeda barata do local.
O escritor conta que, no Reino Unido, o aparecimento do primeiro jornal deu-se na época em que o país estava sob a ameaça da Armada da Espanha, em 1588. O jornal chamava-se Mercúrio Inglês. Assim como em Veneza, o jornal foi obra do governo. O assunto principal era opor os ingleses e espanhóis. O jornal criava falsas notícias para opô-los ainda mais como a intenção da Espanha de assassinar a rainha. O jornal inglês era chamado de news-book, sucessivamente chamou- se newspaper.

Os franceses discordavam da ideia da criação dos jornais pelos italianos. Para eles, foi o médico parisiense Théophraste Renaudot que, em 1632, teria criado o jornal para entreter seus pacientes. Logo após, o jornal ficou livre para o público em geral. 


Como surgiram os jornais. Disponível em: <http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-surgiram-os-jornais/>. Acesso em 16.mar.2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário